Ali
Ernesto Manuel
Competências
do professor
1 - Organizar
e dirigir situações de aprendizagem:
ð Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e
sua tradução em objectivos de aprendizagem;
ð Trabalhar a partir das representações dos alunos;
ð Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
ð Construir e planear dispositivos e sequências didácticas;
ð Envolver os alunos em
actividades de pesquisa, em projectos de conhecimento.
2 - Administrar
a progressão das aprendizagens:
ð Conceber e administrar situações - problema ajustada ao nível e às
possibilidades dos alunos;
ð Adquirir uma visão longitudinal
dos objectivos do ensino;
ð Estabelecer laços com as teorias subjacentes às actividades de aprendizagem;
ð Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo
com uma abordagem formativa;
ð Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
3 - Conceber
e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação:
ð Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma;
ð Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto;
ð Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes
dificuldades;
ð Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de
ensino mútuo.
4 - Envolver
os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho:
ð Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido
do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação;
ð Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de
regras e de contratos;
ð Oferecer actividades opcionais
de formação;
ð Favorecer a definição de um projecto pessoal do aluno.
5 - Trabalhar
em equipa:
ð Elaborar um projecto em equipa, representações comuns;
ð Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões;
ð Formar e renovar uma equipe pedagógica;
ð Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas
profissionais;
ð Administrar crises ou conflitos interpessoais.
6 - Participar
da administração da escola:
ð Elaborar, negociar um projecto da instituição;
ð Administrar os recursos da escola;
ð Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros;
ð Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos.
7 - Informar
e envolver os pais:
ð Dirigir reuniões de informação e de debate;
ð Fazer entrevistas;
ð Envolver os pais na construção dos saberes.
8 - Utilizar
novas tecnologias:
ð Utilizar editores de texto;
ð Explorar as potencialidades didácticas dos programas em relação aos
objectivos do ensino;
ð Comunicar-se à distância por meio da telemática;
ð Utilizar as ferramentas multimédia no ensino.
9 - Enfrentar
os deveres e os dilemas éticos da profissão:
ð Prevenir a violência na escola e fora dela;
ð Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais;
ð Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na
escola, às sanções e à apreciação da conduta;
ð Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula;
ð Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento
de justiça.
10 - Administrar
sua própria formação contínua:
ð Saber explicitar as próprias práticas;
ð Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal
de formação contínua;
ð Negociar um projecto de formação comum com os colegas (equipe, escola,
rede);
ð Envolver-se em tarefas em escala
de uma ordem de ensino ou do, sistema educativo;
ð Acolher a formação dos colegas e
participar dela.
Competências
de alunos
1 – Auto orientação – aluno e ambiente
O estudante possui a responsabilidade primária
por planejar, executar e avaliar seus esforços. Neste caso, alunos bem
sucedidos possuem características como autoconhecimento (identificação da
necessidade de se aprender algo e o compromisso com o desenvolvimento desta
habilidade ou falta de conhecimento), auto-suficiência (habilidade de gerenciar
a actividade de aprendizado para garantir a conclusão bem-sucedida e a realização
dos objectivos estabelecidos) e autoconfiança (crença de ser capaz de aprender
de um modo auto orientado).
2 - Aluno e conteúdo
O aluno deve saber que está aprendendo e deve
pensar com lógica. Através da meta-cognição, deve ter o controlo activo dos
seus processos mentais.
3 – Colaboração – aluno e o colaborador
Competências necessárias quando se participa
de uma actividade de conversa, discussões e debates.
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