Competências do professor



                                                                                                     Ali Ernesto Manuel

Competências do professor
1 - Organizar e dirigir situações de aprendizagem:
ð  Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objectivos de aprendizagem;
ð  Trabalhar a partir das representações dos alunos;
ð  Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
ð  Construir e planear dispositivos e sequências didácticas;
ð   Envolver os alunos em actividades de pesquisa, em projectos de conhecimento.

2 - Administrar a progressão das aprendizagens:
ð  Conceber e administrar situações - problema ajustada ao nível e às possibilidades dos alunos;
ð   Adquirir uma visão longitudinal dos objectivos do ensino;
ð  Estabelecer laços com as teorias subjacentes às actividades de aprendizagem;
ð  Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa;
ð  Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3 - Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação:
ð  Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma;
ð  Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto;
ð  Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades;
ð  Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.


4 - Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho:
ð  Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação;
ð  Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos;
ð   Oferecer actividades opcionais de formação;
ð  Favorecer a definição de um projecto pessoal do aluno.

5 - Trabalhar em equipa:
ð  Elaborar um projecto em equipa, representações comuns;
ð  Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões;
ð  Formar e renovar uma equipe pedagógica;
ð  Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais;
ð  Administrar crises ou conflitos interpessoais.

6 - Participar da administração da escola:
ð  Elaborar, negociar um projecto da instituição;
ð  Administrar os recursos da escola;
ð  Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros;
ð  Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos.

7 - Informar e envolver os pais:
ð  Dirigir reuniões de informação e de debate;
ð  Fazer entrevistas;
ð  Envolver os pais na construção dos saberes.



8 - Utilizar novas tecnologias:
ð  Utilizar editores de texto;
ð  Explorar as potencialidades didácticas dos programas em relação aos objectivos do ensino;
ð  Comunicar-se à distância por meio da telemática;
ð  Utilizar as ferramentas multimédia no ensino.

9 - Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão:
ð  Prevenir a violência na escola e fora dela;
ð  Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais;
ð  Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta;
ð  Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula;
ð  Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

10 - Administrar sua própria formação contínua:
ð  Saber explicitar as próprias práticas;
ð  Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua;
ð  Negociar um projecto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede);
ð   Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do, sistema educativo;
ð   Acolher a formação dos colegas e participar dela.

Competências de alunos
1 – Auto orientação – aluno e ambiente
O estudante possui a responsabilidade primária por planejar, executar e avaliar seus esforços. Neste caso, alunos bem sucedidos possuem características como autoconhecimento (identificação da necessidade de se aprender algo e o compromisso com o desenvolvimento desta habilidade ou falta de conhecimento), auto-suficiência (habilidade de gerenciar a actividade de aprendizado para garantir a conclusão bem-sucedida e a realização dos objectivos estabelecidos) e autoconfiança (crença de ser capaz de aprender de um modo auto orientado).

2 - Aluno e conteúdo
O aluno deve saber que está aprendendo e deve pensar com lógica. Através da meta-cognição, deve ter o controlo activo dos seus processos mentais.

3 – Colaboração – aluno e o colaborador
Competências necessárias quando se participa de uma actividade de conversa, discussões e debates.













                                                

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