Páginas

REPRESENTAÇÃO DIÉDRICA DO PLANO




PLANO DE AULA 02 



Escola Secundária 12 de Outubro

L Lição no 8; Data: 06/06/2014

Disciplina: Desenho e Geometria Descritiva

Classe: 11ª; Turma: C; Curso: Diúrno

Nome do Professor: Ali Ernesto Manuel

Tipo de aula: Continuação

Unidade Temática: REPRESENTAÇÃO DIÉDRICA DO PLANO

Pré-requisitos: O aluno sabe representar os traços de uma recta

Tema: Determinação dos traços de um plano

Duração: 90’

Sumário: Resolução de exercício sobre rectas de um plano



Objectivo Geral:
·         O aluno deve ser capaz de compreender o alfabeto do plano

Objectivos especiais:
·         Para esta aula, o aluno deve ser capaz de:
o   Representar os traços de um plano sendo dado certas características que permitem determinar os traços de plano a partir dos traços de rectas pertencentes ao plano;
                                                                             
Tempo
Função
Didáctica

Conteúdo
Actividades
V.
Metódica
Meios de
Ensino

Obs.
Professor
Aluno


10

Organização Inicial



 -Saudação;
-Organização da sala;
-Controle de presenças;
-Controle do material;

-Saúda os alunos;
-Observa a sala;
 -Manda organizar;
 -Faz chamada;
-Controla o material.
-Saúda o professor; -Colabora e organiza a sala;
-Apresenta o material;
-Responde;


Elaboração Conjunta (E.C)



Livro de turma, esferográfica


15’


Reactivação e Motivação 




Resolução de 1º exercício


Manda um aluno para ler os exercícios enquanto outro vai registar os dados no quadro.


Um aluno lê os exercícios e outro vai passar os dados no quadro.

E.C
Quadro, giz, régua,
Compasso, lápis ou lapiseira, borracha, caderno, esferográfica


20’



Mediação e Assimilação






Continuação da resolução do exercício 1
(anexo 1)
Orienta ao aluno que está no quadro para começar a representar as projecções das rectas e a respectiva determinação dos traços da recta contida no plano solicitado no exercício.

Enquanto os outros acompanham, um vai fazer o exercício no quadro.
Depois da certificação do professor, passa para o seu caderno.

Expositivo e E.C

Quadro, giz, régua, caderno, lápis, esferográfica, esquadro, borracha,
compasso, apara-lápis





25’




Domínio e
Consolidação



Exercício 2
(anexo 2)

Passa os dados do 2º exercício e manda um outro aluno para ir resolver no quadro.



Passa os dados, de forma sintética, no seu caderno. Um outro aluno vai ao quadro para resolver 

Expositivo e E.C

Quadro, giz, régua, caderno, lápis, compasso, esferográfica, esquadro, borracha, apara-lápis ou x-acto.



15’


Controle e Avaliação




Esclarecimento de dúvidas

Em caso de dúvida, esclarece.
Deixa uma outra ficha para ser resolvido em papel A3

Caso haja, tira duvida
Fica atento nas orientações sobre a ficha a ser resolvida em A3

E.C

Caderno e esferográfica.


5’

Organização final

- Organização da sala de aulas
- Despedida
Orienta que a sala seja organizada e arruma o material
Organiza e guarda o seu material;
Despede-se do professor

E.C
















Sem comentários:

Enviar um comentário